O ensinar matemática é foco de muitas discussões, a começar pela educação infantil, primeira etapa da educação básica, onde muito se ouve, que a base da educação, deve ser bem trabalhada, e que por inúmeras vezes, a conclusão da discussão sobre o início do ensinar matemática tenha sido fracassado já nos primeiros anos. Dessa maneira o presente artigo elucida como objetivo geral apresentar a Literatura Infantil como um instrumento pedagógico para a compreensão dos conceitos matemáticos através das histórias infantis de forma lúdica, abstrata e concreta, permeando os inúmeros espaços que uma história infantil possa apresentar. A metodologia direciona-se a abordagem qualitativa, dentro da pesquisa bibliográfica, fazendo uso da revisão de literatura para melhor compreensão da temática abordada. Como aporte teórico da Literatura Infantil aliada ao ensino da matemática, apresenta-se Silva (2012), Smole (2001), Danyluk (1998) dentre outros e Echer (2001) reportando-se a base metodológica. Logo, a Literatura Infantil é aliada ao ensino da matemática, apresentando-se de maneira inter e transdisciplinar, de forma crítica e reflexiva, provocando questionamentos e situações, voltando-se às práticas com maior envolvimento, interesse e compreensão dos aprendentes, abarcando essa aliança como algo preponderante ao processo de ensino e aprendizagem corroborando para uma visão mais dialógica entre a matemática e outras disciplinas, alicerçadas inclusive pela literatura infantil.