Este relato de experiência procura elencar as principais ações de um conjunto de atividades articuladas, baseadas na leitura de narrativas e autobiografias da esfera educacional, considerando os seus desdobramentos em múltiplos letramentos junto a um grupo de aproximadamente 20 orientandos do Programa de Educação Tutorial (PET) de Pedagogia da UFCG, desde o ano de 2020. As narrativas e autobiografias trabalhadas são provenientes de autores/as cujas trajetórias de vida são reconhecidas e consideradas fonte de inspiração em distintos aspectos na educação. Para este relato, selecionamos as atividades que foram desenvolvidas a partir de obras escolhidas de Paulo Freire, Malala Yousafzai, Ziauddin Yousafzai e Helen Keller. Os conceitos chaves que desencadearam o projeto foram os de aprendizagem colaborativa e de aprendizagem biográfica. Do ponto de vista metodológico, o desenvolvimento de múltiplos letramentos foi possível tendo como direcionamento: leituras e discussões coletivas integrais das obras escolhidas, relatos escritos de aprendizagem, utilização de filmes, documentários e desenhos animados, participação em cursos [com Malala Yousafzai, promovido pela PUCPR, online], desenvolvimento e publicação de pesquisas. Entre os letramentos suscitados pela execução deste projeto, destacamos como fundantes: o literário, o social, o de resistência e o científico. Ainda que as narrativas analisadas tenham sido forjadas em diferentes contextos históricos e sociais, foi possível analisar pontos de similaridade entre os seus protagonistas no combate às estruturas opressoras, na luta por causas sociais amplas, no equilíbrio entre sofrimento e resiliência em várias fases da vida. Finalmente, sublinhamos que o processo de heterobiografização foi fundamental para as aprendizagens individuais e coletivas do PET Pedagogia, do tutor e dos petianos, assim como os processos desencadeados por meio da escrita seja dos relatos da experiência de aprendizagem seja das publicações das pesquisas.