O ensino de língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitui-se em um grande desafio ao processo educacional brasileiro, tendo em vista todas as suas particularidades e demandas históricas, sociais, políticas, culturais, entre outras. Sendo a cultura letrada fortemente pautada na escrita e compreendida como prática social, e o livro didático (LD) tendo presença constante nas salas de aula de língua inglesa como elemento orientador da prática docente e fonte de informação, conteúdo e conhecimentos para os discentes, a Linguística Aplicada tem se debruçado nos estudos desse material didático, com vistas a compreender suas potencialidades e limitações, bem como contribuir para o seu aprimoramento. O objetivo desta pesquisa foi analisar um livro didático de língua inglesa do Ensino Fundamental para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), quanto às práticas de escrita propostas. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, documental e exploratória em um livro didático de língua inglesa aprovado pelo PNLD. Baseamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos de Freire (1989), Vygotsky (2000), Moita Lopes (2000), Kleiman (2011), Soares (2006), Hutchingson (1994), Bernardo (2007), Coracini (1999), Vilaça (2009), Dias e Cristóvão (2009). Os resultados indicam a presença de diversidade de gêneros textuais, mas atividades de produção escrita descontextualizadas da realidade do público da EJA e com baixas características crítico-reflexivas.