Nesse estudo abordo o processo de ensino da leitura e da escrita na perspectiva discursiva e interativa, para tanto é importante compreender que os significados produzidos pela prática social da leitura e da escrita dimanam de processos de objetivação, sendo a linguagem escrita uma dessas configuração de objetivação dos significados. A pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfica e se fundamenta na alfabetização e no Letramento em SOARES (2020) LEFFA (1994) e SOLÉ (1998) Concomitante apresenta-se o processo inverso ao de objetivação, que é o de apoderamento dos significados objetivamente existentes na prática social e nas diversas maneiras de registro escrito dela dinamizados. Para que um indivíduo formule um enunciado que faça sentido aos demais, é importante que ele se aproprie dos enunciados e dos significados existentes. Os enunciados individuais empoderam-se da apropriação dos enunciados presentes na sociedade. A apropriação das ´diversas maneiras de expressão escrita mais elaborada e opulenta em nossa sociedade é condição fundamental para o desenvolvimento de nossa própria expressão escrita. Por mais original que seja o pensamento a ser expresso e a linguagem que o expressará, tanto um quanto o outro se alimentam das ideias, teorias, discursos e linguagens disponíveis na sociedade.