Este trabalho apresenta uma análise do livro infantojuvenil O Menino Mágico, da escritora cearense Rachel de Queiroz, destacando a sua contribuição para a formação de leitores críticos no ensino fundamental. O Menino Mágico conta a história de Daniel, um menino que tinha seus desejos de “faz de conta” realizados de maneira inesperada, uma vez que tinha poderes mágicos e conseguia fazer coisas que um menino normal nem sonharia. Junto de seu primo Jorge, Daniel decide ir a um programa de TV disputar prêmios. Essa experiência faz com que ele se depare com muitos problemas causados por suas mágicas e mentirinhas inocentes. O presente trabalho tem como objetivo principal pôr em evidência o potencial da obra O Menino Mágico como instrumento para a prática de uma pedagogia voltada para estimular a imaginação dos leitores, bem como para desenvolver metodologias significativas de letramento literário na escola. Utilizamos como referencial teórico as pesquisas de Coelho (2000), Dias (2010) e Cosson (2021; 2020). Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, mais especificamente de cunho temático e bibliográfico. Os procedimentos metodológicos consistem na leitura e análise do livro O Menino Mágico. Como resultados parciais evidenciamos que a obra literária em destaque constitui um grande potencial para os professores criarem situações de leitura criativa a partir da imaginação simbólica e de debate na sala de aula para turmas do ensino fundamental, em torno do estímulo ao gosto pela leitura do texto literário e ao desenvolvimento da consciência crítica do leitor.