Este é um relato de experiência vivenciado por duas alunas do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, referente à observação de uma sala de aula de Ensino Fundamental, especificamente no componente curricular de Língua Portuguesa, em uma escola pública localizada na cidade de Fortaleza-Ceará. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objetivo geral consiste em identificar as práticas de leitura e escrita utilizadas na sala de aula pela professora com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I. Como fundamentação teórica utilizamos Silva (2012); Ferreiro e Teberosky (1985), Tassoni (2012), dentre outros. Os principais achados da pesquisa apontam para o fato da professora propor aos estudantes práticas de linguagem diversas, a saber: oralidade, leitura e escrita. Nesta pesquisa, no entanto, priorizaremos as análises sobre as experiências de ensino da escrita, em que a professora propôs a produção de textos autorais pelas crianças, a realização de ditados, além de utilizar jogos pedagógicos, como o bingo de palavras que possibilitou às crianças uma maior participação na aula e compreensão da escrita.