Este artigo traz uma análise acerca da formação necessária a prática docente do professor alfabetizador, partindo de uma análise textual da Política Nacional de Alfabetização (PNA) instituída pelo Decreto n. 9.765, de 11 de abril de 2019, apresentaremos a proposta de alfabetização constante na PNA, discutiremos a relevância dada a formação de professores, pela PNA, para a aquisição dos saberes necessários a prática docente relacionando com alguns estudiosos da temática. Trata-se de uma pesquisa de cunho documental e bibliográfico, que se desdobrou em duas frentes relativas ao Decreto que institui a PNA e a teóricos como Fazenda (1995), Nóvoa (1992), Pimenta (2003) Soares (2006), Vigotski (1999) entre outros. Analisar a Política de Alfabetização contextualizando com os estudiosos da formação e saberes dos professores é algo bastante desafiador, é impossível não fazermos o comparativo de um documento que atende a um sistema neoliberal e que propõe ao professor a posição de técnico, aplicador de propostas elaboradas por minorias e pesquisadores que buscam a qualidade do ensino.