Este estudo tem como objetivo analisar as ocorrências de vírgulas em manuscritos escolares de alunos portugueses recém-alfabetizados de 2º ano do Ensino Fundamental. A discussão dar-se-á com o apoio dos estudos sobre pontuação inicial de Hall (1996), Ferreiro e Teberosky (1999), Ferreiro e Pontecorvo (1996), Wassolf (2007), além das noções gramaticais observadas em Bechara (2019). Os dados são provenientes do Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME) e a amostra, definida por conveniência, compreende a análise de manuscritos de duas duplas de uma mesma turma, escrevendo histórias inventadas a partir da mesma consigna feita pelo professor. Serão observadas quais, quantas e em que posição ocorrem as marcas de vírgula, além das semelhanças e diferenças entre os manuscritos de uma mesma dupla (intradupla) e entre as duplas (interduplas). As análises mostraram que os usos da vírgula pelas crianças apresentam relação com as narrativas ficcionais pertencentes ao universo infantil. Além disso, as ocorrências de vírgula que verificamos entre os textos das duplas nos possibilitaram constatar uma forte relação com questões sintáticas, ou seja, dos usos formais da língua