Nesse artigo iremos tecer um diálogo ancorado em pesquisas que apontam para a importância da prática pedagógica do professor numa abordagem inclusiva para aprendizagem do aluno com deficiência intelectual, também iremos corroborar com essas evidências numa aproximação com pesquisa empírica junto a inclusão desses alunos em contexto de sala comum, numa escola de municipal de Fortaleza. Destacamos o processo de inclusão como pressuposto de transformação na escola comum, que requer mudanças de paradigma na compreensão do ensino e da aprendizagem desse público. Ancoramos nosso estudo em autores como Figueiredo, Martins, Lustosa e outros que versam sobre a educação inclusiva e práticas pedagógicas nessa perspectiva. Para realização dessa pesquisa usamos como percurso metodológico. Observações em sala de aula comum, interlocuções com duas professoras, no momento dos seus planejamentos, nesses momentos, dialogamos acerca da aprendizagem e das necessidades de pensar, planejar estratégias pedagógicas para inclusão desses alunos. Obtivemos como principais resultados, mudanças significativas na inclusão e práticas pedagógicas desses professores no contexto de sala de aula comum.