O presente artigo tem como objetivo investigar a influência do uso de estratégias de ensino da escrita nas aprendizagens de crianças de 7 a 9 anos que fazem reforço escolar de alfabetização. Para embasar as reflexões sobre as categorias abordadas apoiamo-nos em: Freire (2021, 1989), Soares (2022), Cosson (2021), Solé (2014), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa (Minayo, 2009), que utilizou como instrumento de construção de dados a observação participante em atividades de leitura e de produção textual realizadas durante o reforço escolar que ocorreu no segundo semestre de 2022. Após a conclusão das atividades de casa enviadas pela escola, eram realizadas as atividades do reforço, voltadas para a produção textual. Constatou-se que ao tecer relações entre as atividades de escrita propostas às crianças e as realidades vivenciadas por elas em seu cotidiano, as crianças mostram um melhor desempenho na resolução dessas tarefas. Tal constatação refere-se, de forma específica, ao envolvimento com a atividade, ao uso de conhecimentos da língua já ensinados na escola e no reforço, no zelo pela escolha das palavras que as crianças utilizariam nos textos, na organização para a escrita, dentre outras. Com isso, salientamos a importância de ensinar estratégias de leitura e de escrita para as crianças.