Nos últimos anos, as orientações oficiais para a alfabetização (PCNs, BNCC) têm priorizado o trabalho com textos ligados ao cotidiano da criança. No entanto, os clássicos da literatura infantil ainda possuem grande influência na sociedade, sendo encontrados também em muitos materiais didáticos. No projeto “Acompanhamento e apoio aos processos de reforço escolar na alfabetização e leitura” partimos desses textos para elaborar e aplicar uma série de atividades e sequências didáticas com o objetivo de testar possíveis caminhos para a recuperação da alfabetização em alunos de uma escola pública situada em região periférica do município de Araraquara/SP. O projeto atendeu de forma presencial e individualizada um grupo de X alunos que estavam em defasagem em relação à turma, em parte devido às lacunas de aprendizagem geradas durante o período de ensino remoto. Foram selecionados para o trabalho os textos: Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e Chapeuzinho Amarelo (de Chico Buarque de Holanda). Este último traz uma releitura do clássico, explorando novos sentidos e a dimensão combinatória do sistema de escrita, jogando com as palavras “lobo” e “bolo”. As intervenções consistiram em atividades de leitura do texto de maneira dinâmica, explorando tanto seu significado e sentido, quanto suas linguagens (escrita, gráfica, visual). A metodologia adotada seguiu a lógica da pesquisa-ação ou pesquisa-intervenção, pois se aplica a um processo de alfabetização previamente em andamento, a fim de produzir uma mudança significativa e contando com a participação dos sujeitos envolvidos. Os resultados obtidos foram positivos, uma vez que foi possível observar maior interesse dos alunos pela história contada no texto e pelo debate sobre ele, repercutindo positivamente na alfabetização. Portanto, o projeto apontou para a relevância de utilizar textos que vão muito além do cotidiano do aluno como recurso para superar a defasagem na alfabetização causada pela pandemia.