Este artigo resulta em um estudo de caso, onde o mesmo decorre das observações e reflexões que cercam o processo alfabetização e apropriação da escrita de uma criança de 6 anos no cenário mais rigoroso da pandemia da Covid-19, e tem como objetivo mostrar os desafios e as possibilidades de intervenção encontradas pela família como mediadora do processo de alfabetização, em meio a um cenário de isolamento social, evidenciando a potência da constituição de um ambiente alfabetizador. Propõe-se aqui uma reflexão a partir da experiência da família. Como transformar o ambiente doméstico em ambiente alfabetizador e o quão pode ser valioso na ampliação e aprimoramento da capacitação da criança na apropriação da cultura escrita. As estratégias e métodos de trabalho adotados tem como aporte teórico os seguintes autores de diferentes bases teóricas: FERREIRO (2011), SOARES (1994), SMOLKA (2012), buscamos consolidar o entendimento que a leitura e a escrita requerem sobretudo um olhar atento: à mobilização e à conexão do conhecimento, à vida, às necessidades dos sujeitos que aprendem e dos sujeitos que ensinam, neste caso especificamente em tempos de Pandemia.