O presente artigo trata-se de uma abordagem sobre o ciclo de alfabetização, anos iniciais do Ensino Fundamental, etapa da escolarização em que a aquisição das práticas de leitura e escrita são o foco do processo de ensino-aprendizagem. Este estudo teve como objetivo analisar a atuação do supervisor escolar no ciclo de alfabetização, na perspectiva do letramento, no contexto escolar. A metodologia utilizada na elaboração do artigo caracteriza-se por pesquisa de campo, através da aplicação de questionários estruturados a docentes que atuam em turmas de alfabetização, buscando identificar as perspectivas dos mesmos sobre a atuação do supervisor escolar, com base em suas experiências diárias, e pesquisa bibliográfica, através da qual buscou-se embasamento teórico nas ideias de FERREIRO (2011), SOARES (2014), CANANÉA (2015), entre outros pesquisadores que abordam as referidas temáticas da alfabetização e do letramento com aprofundamento, clareza e propriedade de estudos. A realização da referida pesquisa possibilitou a constatação de que o trabalho desenvolvido pelo supervisor escolar pode contribuir significativamente para o êxito das crianças no processo de ensino-aprendizagem, desde que sua atuação esteja, diretamente, articulada ao processo de planejamento, organização e acompanhamento sistemático do desenvolvimento das crianças em processo de alfabetização. Outro aspecto essencial da atuação desse profissional encontra-se em torno da mobilização da instituição escolar na perspectiva de constituição de uma concepção de ensino baseada nos princípios da formação crítica, autônoma e conscientizadora a partir do processo de alfabetização.