RESUMO O trabalho com sequência didática de gêneros é uma ferramenta indispensável ao ensino de língua materna, uma vez que possibilita a apropriação dos gêneros textuais e a expansão das práticas de letramento dos alunos. Tal perspectiva tem se mostrado um desafio para os professores na atualidade, especialmente em tempos pandêmicos, pois a maioria não tem familiaridade com metodologias que contemplem o gênero como objeto/instrumento de ensino. Muitas vezes, os alunos egressos do Curso de Pedagogia chegam ao espaço da sala de aula sem a competência necessária para produzir uma sequência didática que considere as dificuldades de aprendizagem de uma turma de alunos na alfabetização. A sequência didática é entendida aqui como uma alternativa metodológica que advém dos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), postulados pelos teóricos de Genebra. Objetivamos, neste estudo, apresentar e discutir uma proposta de sequência didática sobre o gênero conto de assombração, produzida na disciplina de Língua Materna I na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por uma aluna do 6.º período do curso de Pedagogia da UFCG, à época, em contexto de ensino remoto. O eixo teórico desta investigação, com foco no Interacionismo Sociodiscursivo, está representado pelas reflexões de Bronckart (1997, 2008, 2010); Miranda (2014); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Costa-Hubes e Simioni 2014; Bezerra e Reinaldo (2017), entre outros. Os resultados apontam para o fato de que, mesmo em tempos sombrios acarretados pela pandemia e de ensino remoto, os alunos em formação inicial conseguem planejar uma SD capaz de integrar os eixos da língua (leitura, escrita e oralidade) e de possibilitar aos alunos da alfabetização a apropriação dos gêneros textuais. Para tanto, é necessário que sejam oferecidas as condições propícias para tais produções no âmbito da formação inicial docente.