O presente relato advém de experiências vividas dentro do programa Residência Pedagógica, apresentado em sua conclusão como trabalho final. A experiência relatada ocorreu em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de ensino, localizada na cidade de Parnaíba - PI. Para a realização desse estudo, contou-se com as contribuições de alguns pesquisadores, tais como: Coelho (1991), Dalla-Bona (2018), De Freitas Mussi et al. (2021), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Silveira (2013) e Sisto (2016). Assim, esse trabalho objetiva refletir sobre as potencialidades da literatura infantil para a aprendizagem da leitura e da escrita, através de uma proposta de sequência didática. Ao longo da experiência pôde-se perceber que a literatura, alinhada às práticas de alfabetização e letramento, pode agregar e potencializar esses processos, fazendo com que o educando, ao mesmo tempo que aprende a ler plenamente, escrever corretamente e se comunicar socialmente, adquira o hábito e o gosto pela literatura. Além disso, notou-se também que o uso da literatura infantil, alinhado a tais práticas, também torna a aprendizagem mais significativa para os alunos, já que eles são capazes de fazer relações entre seus conhecimentos prévios e as mensagens que as histórias infantis podem passar.