As políticas públicas atribuídas à escola, de alguma forma, sempre impactam no cotidiano das instituições. Com a implantação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC como sendo um documento norteador do governo Federal é possível observar mudanças significativas na comunidade escolar. Contudo, é necessário que sejam analisadas as percepções dos sujeitos impactados com essas inovações. Sendo assim, este artigo apresenta as percepções dos docentes da disciplina de educação física da Rede Municipal de Ensino do Município de Campo Grande – MS quanto as diretrizes contidas na BNCC como resultado de uma pesquisa apresentada para dissertação em 2022. Para melhor compreensão do proposto, retrata-se como os professores de Educação Física têm participado e se envolvido no processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC no município de Campo Grande – MS, juntamente com a prática dos multiletramentos. Partindo deste pressuposto, pretendeu-se contribuir para uma reflexão acerca do componente curricular da Educação Física e observar os bastidores do processo: se o professor esteve envolvido na construção e concorda com essas mudanças, se esses professores mudaram a forma de dar aula, ou ainda se eles já ministravam suas aulas com base na linguagem. Diante do cenário investigado foi possível concluir que, não é possível obter respostas prontas, definições precisas sobre o tema, mas nos foi permitido apreciar como os processos têm sido tratados e compreendidos pelos professores de Educação Física nas séries iniciais, ou seja, do Ensino Fundamental I da rede municipal de Educação de Campo Grande/MS-REME. Por fim, apontasse como sugestão que mais pesquisadores possam, além de buscar a voz de professores e professoras de Educação Física Escolar, trazer também a voz dos alunos, em relação às práticas pedagógicas da Educação Física enquanto componente curricular da Área de Linguagens, buscando potencializar a cultura corporal de movimento na formação escolar, humana e cidadã.