Este trabalho foi realizado durante o estágio supervisionado em Língua Portuguesa IV. Para isto, foi utilizada a sequência didática que funcionou em quatro módulos primordiais: 1) O que é o Autorrelato?; 2) Português ou Brasileiro: identidade, memória e pontos de vista sobre a língua portuguesa e suas interpelações históricas e sociais; 3) Desvio da norma padrão e variação linguística: o que isso tem a ver com a ortografia?; 4) Relato pessoal, empatia e diálogo. Portanto, inicialmente foi realizada uma introdução ao gênero relato escrito e revisão da modalidade oral, ressaltando a importância da linguagem para a construção da identidade do sujeito. Em um segundo momento, foi proposta uma reflexão sobre o que hoje em dia a academia debate sobre os pormenores entre o Português Brasileiro e o Europeu. Em seguida, também foi proposta uma reflexão sobre o uso da norma padrão e variação linguística. Ao final do estágio, os alunos produziram seu relato pessoal e, por fim, realizei a socialização dos relatos. O que me chamou bastante atenção foi a dinamicidade dos relatos, em que pude encontrar diversas reflexões subjetivamente profundas. Dessa maneira, os casos que encontrei nos relatos variaram entre situações extremamente negativas até situações extremamente positivas.