Este texto tem por objetivo de descrever a relação entre a ética e as relações pessoais e seus benefícios nos processos de aprendizagem dos alunos em ambiente escolar. Especificamente a sala de recurso multifuncional, sala esta que ocorre os atendimentos educacionais especializados- AEES. Uma vez que uma escola que adota nas suas relações interpessoais e pessoais a ética, faz com que o aprendizado seja mais discutido e ampliado dando a oportunidade de o aluno aprender de forma mais dinâmica, lúdica, reflexiva e diversificada. Assim como na sala de recurso multifuncional o papel da ética nas relações pessoais entre os alunos público alvo desta sala e o professor do AEE atuante nela, são de supra importância para o desenvolvimento das habilidades e potencialidades dos alunos durante seus atendimentos. Já que suas relações com o meio em que vive vai ser explorado de forma benéfica e interativa, nos postulados da ética em vigor. Nesta pesquisa tem como metodologia a pesquisa bibliografa de cunho qualitativo cujo método foi pautado no método dialético, pois neste método tem por finalidade as discursão das ideias e teorias. O referencial teórico metodológico se pauta nas teorias dos estudos de Neves (2019), Costa (2017), Mahoney e Almeida (2005). Os principais resultado desta pesquisa é a ética nas relações pessoais entre o corpo docente e discente é um dos caminhos mais adequados para um ambiente escolar favorecedor da reflexão e construção de consciência crítica dos alunos; E na sala de recurso multifuncional a ética possibilita o fortalecimento entre o elo dos alunos e do professor de AEE, assim como a confiança dos seus familiares.