Este trabalho apresenta um relato sobre as atividades desenvolvidas no âmbito das possibilidades de alfabetização e letramento com crianças de idade entre 6 e 7 anos de idade, no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. Para realizar o estudo, foram utilizados pressupostos investigativos no campo da alfabetização e do letramento, como os estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), Soares (2003) e Carvalho (2015), entre outros. Assim, tem-se como objetivo relatar o desenvolvimento de atividades que auxiliaram o processo de alfabetização e letramento de estudantes com idade entre 6 e 7 anos, no ensino remoto, durante a pandemia da Covid-19. O presente trabalho é resultado do relato das professoras que acompanharam o processo de aprendizagem das crianças, realizado em duas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, de uma escola da rede privada de ensino do município de Fortaleza/CE, entre os meses de maio e dezembro do ano de 2020. Os resultados obtidos no período indicado mostram como as estratégias das professoras foram desenvolvidas em prol de que as crianças conseguissem se apropriar da hipótese de escrita alfabética, mesmo estando no ensino remoto, utilizando de diferentes instrumentos, os quais proporcionaram o desenvolvimento do processo de aprendizagem dos participantes. Sendo assim, percebemos que, ao final do ano letivo, foi possível ver como algumas estratégias utilizadas virtualmente impactaram de forma positiva o desenvolvimento integral da hipótese de escrita alfabética nas turmas supracitadas.