A Educação Especial é uma modalidade do ensino que garante aos estudantes que possuem algum tipo de deficiência, dificuldade de aprendizagem ou distúrbio, o acesso a uma educação de qualidade, sem exclusão. A partir disto se nota que, a sociedade como um todo tem o dever de fornecer a estes estudantes o espaço propicio para o desenvolvimento de sua aprendizagem, independente de qualquer coisa. Neste contexto, é importante mencionar o papel do mediador no trabalho com crianças especiais, tendo foco no Ensino Infantil, visto que os primeiros anos escolares tende a apresentar desafios para toda criança, no entanto esses desafios tomam proporções maiores ao tratar de alunos com necessidades especiais, e por isso é extremamente necessário o auxílio de profissionais capazes de facilitar o processo ensino e aprendizagem dos mesmos. O presente artigo propõe uma análise acerca da prática do mediador na educação especial com enfoque no ensino infantil, através de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo que analisou estudos referentes ao tema, foi possível levantar o seguinte problema de pesquisa: De que forma a prática do mediador na Educação Especial contribui para que as crianças com necessidades especiais no Ensino Infantil consigam obter êxito no processo ensino e aprendizagem?