O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a relevância da colaboração entre a família e a escola no processo de alfabetização de crianças e para tanto realizamos uma pesquisa bibliográfica por meio de leituras de artigos e livros cujos autores se propuseram a discutir a temática em questão. Após o estudo realizado compreendemos que o conceito de família é oriundo de uma construção social e histórica, tal como as formações familiares que vem sofrendo modificações ao longo do tempo. Também foi possível compreendermos que a família não é responsável pela formalização da alfabetização da criança, mas é a primeira instituição na qual a criança tem suas experiências com a leitura e a escrita, independentemente de os pais serem alfabetizados ou não, cabendo à escola a formalização dos conhecimentos advindos dessas experiências. O trabalho colaborativo entre a família e a escola é fundamental para o processo de aprendizagem, no entanto a escola deve planejar ações para efetivar essa colaboração, pois geralmente o que é observado nas escolas é que os pais são chamados para participar somente de momentos para discussões de resultados. Assim, apontamos que quanto maior a colaboração entre a família e a escola melhor serão os resultados no processo de ensino e aprendizagem das crianças.