O presente trabalho é fruto de Trabalho de Conclusão de Curso defendido no em 2022 no curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Regional do Cariri (URCA). O estudo se propôs a investigar e constatar a relevância das Artes Visuais na Educação Infantil, e consequentemente, sua relevância na grade curricular de cursos de pedagogia utilizando como estudo de caso o curso de pedagogia da URCA. Para tanto, articulamos o pensamento de Ana Mae Barbosa acerca de arte-educação com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), que enfatizam a importância das Artes (em geral), e da Artes Visuais (em específico), para o desenvolvimento infantil, o que revela ser essencial a incorporação de práticas artísticas e conhecimento das Artes Visuais na formação (objetiva e subjetiva) do pedagogo, que atua nesse contexto educacional. Ao mesmo tempo que nos debruçamos no Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Pedagogia da URCA, que demonstra limitações para ofertar formação em Artes Visuais, podendo precarizar as condições e habilidades desse futuro professor da educação infantil na temática.