A presente comunicação oral trata de algumas reflexões que estamos realizando no âmbito de nossa pesquisa de pós-doutoramento sobre Gamificação. Utilizaremos textos de Huizinga (2009), Freire (1991) e hooks (2017) como referências para pensarmos em questões que permeiam o âmbito do pensamento de jogo para a educação como um todo, mas especialmente a educação superior, no que tenge as Licenciaturas. Os sujeitos sempre utilizaram os jogos e seus elementos com o intuito de tornar uma tarefa não interessante em uma atividade lúdica e, portanto, menos tediosa. É possível perceber a importância do pensamento de jogo em diversas práticas sociais corriqueiras, de modo que o participante se sente mais motivado, pertencente, e se engaje mais na tarefa proposta. Este, então, para mim, se torna um problema a ser pensado, pois se o estudante aprender em um ambiente motivador e engajador, é bem provável que ele atue de forma a replicar ambiente semelhante ao experienciado durante a graduação nas suas turmas ao longo de sua docência no futuro, contribuindo com uma corrente de motivação e pertencimento nos ambientes escolares pelos quais vai passar.