O presente relato de experiência tem como objetivo principal apresentar as contribuições acerca do Clube de Leitura criado como atividade para o desenvolvimento de práticas de leituras dos alunos de uma Instituição de Ensino da Rede Pública do Maciço de Baturité-CE, a partir das experiências como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto Letras Língua Portuguesa. O relato propõe descrever as colaborações trazidas pelo Clube de Leitura como ferramenta de apoio para impulsionar e engajar estudantes por meio da leitura. A metodologia do trabalho se encaixa na pesquisa qualitativa e exploratória realizada através das análises das experiências obtidas com o Clube de Leitura com o quantitativo de 8 á 10 alunos do Ensino Médio, porém apenas 4 estudantes participavam de todos os encontros do Clube de Leitura. Para embasar teoricamente a discussão trazemos as contribuições da pedagogia crítica de Freire (1989) e Hooks (2013). Neste sentido, os resultados obtidos com a atividade executada dizem respeito à discussão de temas abordados sobre violência, pobreza, classe e raça no Clube de Leitura. Portanto por meio dessa ação foi possível despertar nos alunos um interesse maior pela leitura, sendo este capaz de fazer uma reflexão crítica da ficção com a realidade, como também trocar e partilhar experiências sobre as análises e percepções de sentido através do ato de ler. Os resultados dessa investigação demonstraram que o Clube de Leitura possui potencialidades de colaboração para a formação de um leitor crítico e socialmente engajado.