O processo de ensinar já possuía vários desafios e o com distanciamento social provocado pelo momento pandêmico, as escolas migraram do ensino presencial para o remoto, aumentando ainda mais esses desafios. Essa mudança brusca, fez com que professores e alunos precisasssem adaptar a nova forma de ensinar e aprender matemática, utilizando vários recursos tecnológigos e novos conhecimentos, e para isso, o professor precisou buscar na internet tutoriais sobre as ferramentas tecnológicas que poderiam ser usadas em suas aulas. O trabalho se justifica por argumentar a respeito dos desafios de ensinar e aprender matemática em tempos de pandemia em uma escola do ensino médio no sertão de Pernambuco. Além das dificuldades que os estudantes enfrentam juntamente com a equipe gestora e os professores, sabemos que a caminhada para o bom desempenho do aluno no ensino da matemática que já era bastante complicado no ensino presencial, passa agora por mais um grande desafio, o ensino remoto. Com base nas reflexões iniciais, o objetivo desta pesquisa é analisar os desafios de ensinar e aprender matemática em tempos de pandemia.