O contexto pandêmico causado pelo vírus COVID-19 desencadeou muitas discussões acerca das práticas pedagógicas dos professores e a importância da formação continuada. O presente artigo visa destacar o papel dos projetos de extensão na formação continuada de professores alfabetizadores e relatar os resultados das ações do “I Ciclo formativo: Ler e escrever na escola: problematizando teorias e ressignificando práticas para formação de professores alfabetizadores”, realizado pelo Projeto de Extensão Práticas de Leitura e Escrita na Escola - PraLEE, vinculado à Faculdade de Educação/Campus Central, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Almejando possibilidades para reflexões, a metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e contempla o escopo de pesquisa descritiva, apresentando um recorte dos resultados das ações realizadas na 2ª edição do projeto, desenvolvidas nos semestres 2021.1 e 2021.2, especificamente nos meses de agosto e setembro de 2021 e março de 2022. Como resultados, constata-se a atividade extensionista como possibilitadora de compartilhamento de realidades vivenciadas, bem como de atualizações teóricas e científicas sobre o processo de alfabetização, tornando-se um espaço para reflexão sobre/para a prática pedagógica.