Tendo em vista a necessidade da realização de leituras proficientes sobre a realidade contemporânea, para deste modo, situar os sujeitos-alunos no nesse contexto sócio-histórico de muitas informações e pouca criticidade objetivou-se: aplicar e analisar uma atividade didática, a partir do gênero charge (sobre fake news), para deste modo, ampliar a capacidade de leitura reflexiva dos alunos, levando-os a perceberem os sentidos possíveis, presentes nos gêneros discursivos da atualidade. Nesse sentido, esta pesquisa fundamentou-se nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso (francesa), oriundos de Pêcheux (1988), Foucault (2006), Orlandi (2007, 2012), Bakhtin (2016), e estudos de Gregolin (2004), Dolz e Schneuwly (2004), Mussalin (2003), Chizzotti (2006), Soares (2009), Marcuschi (2008), Oliveira (2001), dentre outros. Para atingir o objetivo, já citado, esta pesquisa-ação, de cunho qualitativo, se constitui a partir de uma proposta didática com o gênero charge (oficina de 04 horas/aula). A referida proposta foi aplicada em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino, situada no município de Serrinha/RN. Os resultados: a partir das charges sobre fake news os alunos observaram a monstruosidade do ato, a distorção da realidade, a associação das personagens a figuras públicas da política, a instabilidade causada, a negação científica e dos fatos entre outros aspectos. Conclui-se que a leitura discursiva, que estimula a busca de sentidos, contribui para a compreensão mais ampla da realidade nacional contemporânea, permeada por informações falsas. Palavras-chave: Ensino de LP, Ensino discursivo, Gênero charge, Fake News.