O objetivo deste trabalho, é investigar documentos oficiais do Município de Ipojuca-PE acerca do processo de alfabetização de surdos, pois temos o interesse em analisar, discutir e refletir sobre a oferta de alfabetização/educação de surdos nos Anos Iniciais da rede de ensino deste município. Para tanto, foi observado a necessidade de realizar uma análise documental de leis e currículos existentes na área que promovam a fundamentação teórica para que estes documentos auxiliem no embasamento para os conceitos quanto a alfabetização de surdos. Também, é importante observar os desdobramentos e discussões sobre as leis atuais a fim de investigarmos a existência de práticas pedagógicas existentes e assim, foi analisada políticas educacionais voltadas para surdos na região do Litoral Sul de Pernambuco. E por fim, foi feito um estudo de caso por meio de entrevistas e questionários com atores que trabalham diretamente com o tema de alfabetização em Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Secretaria de Educação do município do Ipojuca em Pernambuco. Ao longo da pesquisa na cidade foi notado há insuficiência de registros sobre o histórico da educação/alfabetização de surdos, como também sobre os estudos a respeito da legislação, logo, acreditamos que essa pesquisa contribua para que avanços na educação de surdos aconteça de fato, bem como na priorização da sua alfabetização na Língua Materna de modo que venha despertar um olhar sensível para a valorização desses sujeitos.