O Brasil e outros países do mundo passaram por um momento crítico e recente, a pandemia do coronavírus, uma síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), conhecida por covid-19, cujas consequências ainda propagam diversas mudanças em várias áreas da sociedade, como contexto educacional, o qual necessitou adaptar-se para incluir a todos na escola. Dessa forma, este estudo tem o objetivo principal analisar os desafios no ensino a partir da influência do currículo escolar em tempos de pandemia da covid-19, articulando o processo de alfabetização. Ao tratar sobre as diferentes perspectivas de currículo, evidenciou-se que no processo de alfabetização os educadores enfrentam inúmeros desafios. Esta pesquisa foi fundamentada a partir do referencial teórico baseado em autores, como: Soares (2020), Ferreiro (2011), Luckesi (2008), Silva (2005) entre outros. Como procedimentos de coleta de dados utilizou-se questionários com docentes, gestores, alunos e familiares de crianças que enfrentaram o ensino em período pandêmico para coletar dados sobre o processo de alfabetização e a influência do currículo na escola. Os resultados revelaram evidências acerca do um período conturbado, que trouxe mudanças importante, por exemplo, na reorganização na rotina das crianças, das famílias e principalmente do meio educacional, entretanto, apesar das dificuldades percebe-se com estratégias de ensino, inovação nos currículos e ludicidade é possível desenvolver um ensino de qualidade, no sentido minimizar com os danos causados por esse momento no processo de alfabetização das crianças.