O presente trabalho tem como objetivo investigar os desafios apontados por professores da sala de aula comum no processo de inclusão de alunos com deficiência (física, sensorial, intelectual, Transtorno do Espectro Autista), em escolas da rede pública municipal de Abaiara, Ceará. O percurso metodológico desta pesquisa qualitativa encontra sustentação na Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008); como nos estudos de Baptista (2015), Ropoli; Mantoan; Santos; Machado (2010) e contou com os instrumentos para análise a entrevista semiestruturada que foi realizada com duas professoras que atuam na sala de aula comum. Os resultados apontam como desafios para a implementação do processo de inclusão com qualidade e equidade: Ausência e/ou formato das formações oferecidas pela Secretaria Municipal de Abaiara-Ce; A ausência do Atendimento Educacional Especializado nas escolas da zona rural; e A não aceitação por parte da família da situação de deficiência do estudante. Pode-se concluir que a falta de formações que tratam da cultura inclusivista nas escolas dificulta a prática educativa tanto do professor do AEE como da sala comum, dado que esses profissionais, por muitas vezes, não têm acompanhamento pedagógico qualificado. Assim, a formação continuada em contexto e o maior envolvimento dos atores envolvidos no processo de inclusão escolar: Professores, gestão da escolar e familiares dos alunos com deficiência, podem ser aspectos importantes e propulsores para a inclusão escolar com qualidade e equidade.