Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta didática desenvolvida para contribuir com a formação de Professores em nível médio, modalidade Normal, ancorada em uma perspectiva omnilateral e emancipatória de formação docente dos anos iniciais. Aliada a concepção de letramento como eixo balizador da prática alfabetizadora, enfatizamos a alfabetização para além dos conceitos teóricos ou meramente práticos, adentrando para a concepção de mundo, de sujeito e de realidade. Tal proposição requer pensar além da superficialidade dos métodos a serem modalmente utilizados, para uma apropriação consciente e transformadora das práticas efetivas em alfabetização que considere o sujeito em sua integralidade. Para o entendimento da formação docente e prática alfabetizadora emancipatória essa proposta dialogará segundo os teóricos como Freire, Moran, Smolka, Antunes, Demo, entre outros autores. A partir de uma pesquisa qualitativa de cunho interventivo, elaboramos uma oficina com práticas de alfabetização voltadas para a formação integral do sujeito aprendente, a ser aplicada as turmas do 3º ano do curso normal de uma escola parceira. Pretendemos que a oficina proposta favoreça uma oportunidade de metodologia ativa como forma de desmistificar e dialogicizar a teoria e prática de forma substancial, assim como, promover uma formação emancipatória e uma postura crítica dos futuros professores.