Este trabalho descreve uma experiência de acompanhamento pedagógico domiciliar que ocorreu no período de janeiro a junho de 2022, com dois encontros semanais direcionados a uma criança com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. Interessou-se, particularmente, em investigar como o uso dos jogos pedagógicos, mediado pela professora, influenciou no desenvolvimento das aprendizagens da leitura e da escrita dessa criança. Apoiou-se, teoricamente, nas contribuições de Ferreiro (1988), Vygotsky (1998), Soares (1998) e Kishimoto (2008). Na experiência com a criança, a professora utilizou jogos pedagógicos como “Forma palavras”, “Cruzadinha”, cards, “Dixit”, além de livros paradidáticos que proporcionaram uma relação mais saudável e significativa da criança com a aprendizagem da leitura e da escrita. Através da mediação da professora, tais jogos representaram, ainda, uma aproximação entre as habilidades da leitura e da escrita e o contexto social da criança, auxiliando-a a fazer relação entre as aprendizagens e o uso social da língua em seu cotidiano.