O objetivo deste artigo é ressaltar a importância da motivação para os processos de aprendizagem e para o sucesso escolar no contexto de alfabetização. Metodologicamente a pesquisa está caracterizada como sendo um estudo bibliográfico. Nos fundamentamos teoricamente em Vygotsky (1999) Piaget (1991) Pozo (2002) e Tapia e Fita, (2000). Consideramos que o envolvimento dos estudantes em cada componente curricular varia muito em função de diversos fatores, individuais e de contexto, e estão intimamente ligados à motivação. Com a língua portuguesa isso também acontece, por isso a importância de se pensar na motivação dos estudantes quando se discute acerca das práticas de alfabetização de crianças. A relação entre a aprendizagem e a motivação vai além de qualquer pré-condição estabelecida, ela é recíproca e, dessa forma, a motivação pode produzir um efeito na aprendizagem e no desempenho, assim como a aprendizagem pode interferir na motivação. Vale salientar que as instituições de ensino e os educadores tem significativo papel na criação de oportunidades para que os estudantes, em especial no contexto de alfabetização inicial, compreendam que possuímos uma potencialidade natural para aprender. À medida que o professor oferta oportunidades aos estudantes de ter contato com situações em que a língua escrita e a leitura sejam exploradas em um clima de autonomia, liberdade e expressão de sentimentos, ele se sente motivado a aprender, descobrir e criar. O papel de facilitador do professor é decisivo no aprender, seja por contribuir ou por barrar o potencial de aprendizagem e desenvolvimento inerente a todo ser humano.