Este relato de experiências apresenta uma sequência de atividades vivenciadas com uma turma de Educação Infantil (Infantil V) em uma escola da rede pública de um município do Ceará e visa discorrer sobre alguns meios de inserir as crianças da pré-escola aos processos de letramento por meio da linguagem literária. Com o objetivo de refletir sobre as diversas possibilidades de inserir as crianças desta faixa etária (cinco anos) ao universo letrado, buscou-se ampliar o repertório de atividades envolvendo alguns contos clássicos da literatura infantil, contextualizando-o com práticas sociais, aproximando as crianças dos processos de letramento por meio do universo literário. A referida pesquisa está inserida na abordagem qualitativa, sendo o campo de investigação uma escola, mais especificamente numa sala de referência com crianças de cinco anos. A abordagem escolhida baseia-se no que acontece no cotidiano de uma instituição de Educação Infantil, mais especificamente com um grupo de crianças de cinco anos, a partir de uma sequência de atividades, envolvendo a literatura infantil. A construção dos dados se deu pelo processo de observação, escuta sensível, na partilha dos conhecimentos nos momentos dos diálogos durante as atividades realizadas e o envolvimento das crianças. Nesse sentido, foi possível observar alguns resultados nas crianças ao vivenciarem essa experiência, como: a ampliação do seu repertório linguístico, o contato com diferentes gêneros textuais, a identificação e os diferentes usos sociais da leitura e da escrita, além do desenvolvimento do comportamento leitor.