O estudo das bases da alfabetização na graduação em pedagogia, frente ao processo de ensino e aprendizagem, apresenta-se por vezes complexo e entendido por alguns discentes como um componente curricular que requer muitas mediações e variadas leituras, além de uma série de atividades que proporcione aos futuros educadores uma melhor apropriação da temática. O objetivo geral deste estudo é realizar uma primeira aproximação acerca da temática da alfabetização em tempos de pandemia evidenciando discussões em torno desse processo. Neste estudo utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, tendo como apoio as pesquisas de Antunes (2020), Bourdieu (2015), Malta (2020), Nunes e Rezende (2021), Verdan e Avelino (2022) e Vieira (2020). A pandemia trouxe uma série de desafios no que diz respeito ao contexto da vida social e estudantil, o que, em muitos casos, gerou dificuldades, principalmente porque vivemos em um cenário de intensa desigualdade social. Concluímos que é imprescindível enfrentar as desigualdades sociais para que a população tenha acesso aos bens materiais e culturais de forma equitativa. No caso da alfabetização em tempos de pandemia é interessante que seja feito um levantamento da situação de discentes para garantir meios que colaborem na efetivação do processo de alfabetização.