Este estudo tem como objetivo principal refletir sobre as ações pedagógicas realizadas na tentativa de propiciar momentos instigantes, lúdicos e desafiadores para as crianças em relação ao contato com a leitura durante as aulas remotas, ofertadas entre os meses de maio e dezembro do ano de 2020, devido a pandemia de covid-19. O trabalho foi desenvolvido a partir das experiências práticas de docentes da turma de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada de ensino no município de Fortaleza-CE. Desse modo, aqui descrevemos como foram ofertadas as aulas remotas, dissertamos sobre as atividades propostas e os recursos desenvolvidos relacionados à leitura. Abordamos ainda, as adversidades encontradas e estratégias docentes. Ademais, sobre o envolvimento das crianças e o acompanhamento da aprendizagem destas. O presente relato tem como fundamentação teórica os estudos de Magda Soares (2003), Isabel Solé (1998) e Albuquerque e Morais (2005) que versam sobre o processo de alfabetização e letramento. Os resultados obtidos apontam que as estratégias de ensino e materiais didáticos utilizados nas aulas remotas, mesmo com muitas adversidades impostas pela pandemia, propiciaram momentos de interações e aprendizagens significativas, de modo que, as crianças participavam ativamente das situações propostas. Concluímos, portanto, que as intervenções pedagógicas desenvolvidas contribuíram para aproximação das crianças com a prática social da leitura.