Este texto discute a linguagem no contexto escolar a partir do entrelace entre Educação, Linguística Aplicada e os Estudos da Linguagem. Nessa perspectiva, aponta reflexões acerca da aprendizagem da argumentação no âmbito das relações escolares. A discussão é um recorte de uma investigação de doutorado, envolvendo pesquisadores, gestores, professores, pais/mães e alunos adolescentes do Projeto Digit-M-Ed Parnaíba - PI, apoiada no arcabouço teórico-metodológico do Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividade no Contexto Escolar (LACE), da Pontifícias Universidade Católica (PUC) -São Paulo, que, inserido na Linguística Aplicada, assume um conjunto de conhecimentos e percepções com base na tradição sócio-histórico-cultural. Nessa direção, o texto focaliza a persuasão/convencimento como linguagem que fortalece o silenciamento e propõe a construção de significados compartilhados e abertos, voltados para dessilenciamento, contemplando a aprendizagem da competência argumentação. Espera-se produzir reflexões que mobilize o uso da linguagem para construção de repertório e vozes de resistência a toda forma de linguagem voltada para submissão, tendo a argumentação para colaboração como essencial para ampliar o saber e as relações entre os indivíduos no contexto escolar.