O presente artigo intitulado “Alfabetização de crianças na perspectiva Paulo Freire”, tem como objetivo geral refletir sobre a presença do educador Paulo Freire e de seus ensinamentos, na prática de professores alfabetizadores, atuantes em escolas públicas da cidade de Fortaleza-CE. A necessidade de realizar essa pesquisa nasceu diante do atual cenário político, onde muitas críticas e acusações são feitas a esse educador, mas afinal o que traz a BNCC sobre alfabetização e Paulo Freire? A pesquisa tem como arcabouço teórico autores a exemplo de Danilo Streck, Carlos Brandão e o próprio Paulo Freire. A metodologia que foi utilizada na presente investigação adota a pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso e uma análise documental da BNCC. Os dados analisados revelaram que, mesmo que não haja aprofundamento, ou seja de forma proposital, as premissas de Paulo Freire estão presentes na prática docente de professores do ciclo de alfabetização. Quando realizei minha monografia para conclusão de curso de especialização pude constatar que ainda que não tenham propriedade teórica fundamentada na perspectiva freireana, na prática os princípios de Paulo Freire são encontrados no cotidiano da alfabetização de crianças.