Este relato apresenta o curso Alfabetizar e letrar respeitando as diferentes infâncias: diálogos entre universidade e escola. O citado curso teve o objetivo de estimular a qualificação pedagógica no processo de formação inicial e contínua à docência, dos acadêmicos do curso de Pedagogia e de professores da rede municipal de Parnaíba. O curso voltado para atuação na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, discutiu o papel do professor na escola, sobretudo no que diz respeito aos processos de alfabetização e letramentos a partir de debates que incentivou a vivência das infâncias, de práticas educativas inclusivas, significativas, relevantes e inovadoras. Os processos formativos à docência privilegiaram as ideias tais como reflexão crítica, Alfaberização, Multiletramentos, Literatura e um fazer pedagógico interativo, colaborativo e agentivo. Nessa direção, almeja-se uma escola em que possa integrar a dimensão escolar a vida infantil das crianças e não somente ajustando a criança à escola, garantindo uma passagem menos brusca de um nível a outro. A experiência vivenciada pelos cursistas envolvidos no projeto contribuiu para uma maior visibilidade dos espaços formativos de docência e das relações institucionalizadas entre escola e universidade. A iniciativa é uma parceria entre coordenação do Curso de Pedagogia de Parnaíba e o grupo de estudo em Educação Infantil, Atividades e Multiplas Linguagens (EdIAML). O curso aconteceu dividido por blocos temáticos nos meses de maio a outubro de 2021. A formação ocorreu remotamente via Google Meet, trocas de email de produção de textos entre cursistas e formadores, e trocas na plataforma Padlet.