O presente trabalho versa sobre a leitura e interpretação das tiras humorísticas nas aulas de Língua Portuguesa e surgiu dos debates entre os professores, bem como os resultados nas avaliações externas e internas sobre a dificuldade dos alunos em identificar o humor, bem como em apontar possíveis soluções para esse problema. Este estudo contribui para mostrar as dificuldades presentes relativa a esse problema, além do mais, pautado nos documentos oficiais no caso a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que apresenta normas para a aprendizagem essencial em todas as áreas, principalmente a linguagem e suas tecnologias. Para tanto foi necessária uma pesquisa sobre a história do humor tendo com embasamento teórico Minois (2003), Bergson (2021), Eagleton (2019), Possenti (2010) e como ele é construído, ou seja, o efeito de sentido das palavras para a análise do humor. A trajetória de como surgiu o humor, a noção de gênero e quais os gêneros textuais do humor e a análise dessas tiras como cada autor emprega o humor. A metodologia e o corpus abrangem a análise de uma charge e três tiras: duas de Armandinho e uma de Hagar e Helga, ambas compatíveis com a faixa etária dos alunos do ensino fundamental anos finais.