A utilização de jogos educativos como recurso didático-pedagógico, voltado a estimular e efetivar a aprendizagem se mostra cada vez mais importante, podendo ser usando tanto em sala de aula escolar, como em ambiente de reforço escolar, para se trabalhar as dificuldades pontuais das crianças. O processo de aprendizagem de formação de palavras por meio das junções silábicas é um conteúdo indispensável da disciplina de Língua Portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental. Este processo tem como finalidade a inserção da criança no mundo das palavras, e ajudá-la a compreender que cada palavra é formada por sílabas fazendo assim com que ele expanda seu conhecimento sobre a oralidade. O presente trabalho tem por objetivo mostrar como é fácil fabricar e utilizar jogos na alfabetização e letramento de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental como apoio no reforço escolar. Os jogos pedagógicos propostos buscam favorecer a aprendizagem da leitura e da junção silábica, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem. Constituindo-se um valioso recurso didático, contribuindo para a construção do conhecimento, promovendo uma aprendizagem significativa, tornando as aulas mais dinâmicas e prazerosas