Esta pesquisa tem como objetivo investigar a utilização do gênero textual poema como recurso para aprendizagem do sistema de escrita alfabética nos livros didáticos no 2° ano do ensino fundamental no Ceará, buscando identificar quais as habilidades linguísticas e literárias trabalhadas nos livros. Para o alcance de nosso objetivo, foram utilizados como apoio teórico os trabalhos de Emília Ferreiro (2011) e Magda Soares (2020) sobre alfabetização e poemas. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, especificamente a pesquisa do tipo documental, onde analisamos uma sequência didática de poemas constante em dois livros da editora Associação Nova Escola destinados ao 2º ano do ensino fundamental, cadernos do professor e aluno, referentes ao 1º Bimestre, 1ª edição, publicados em 2021. Os resultados desta investigação evidenciaram que a sequência didática analisada foi elaborada com principal foco na aprendizagem do sistema de escrita alfabética, assim como considerou as quatro práticas de linguagem da Língua Portuguesa que incluem a leitura, análise linguística/semiótica, oralidade e escrita. Observamos, ainda, uma variedade de atividades que visam dirigir a atenção das crianças para cadeia sonora das palavras a fim de promover o desenvolvimento da consciência fonológica. Por fim, consideramos que as orientações contidas no caderno do professor são fundamentais para alcance dos objetivos propostos nas aulas, assim como ao bom desenvolvimento das atividades propostas no caderno do aluno. Assim, entendemos que a figura da/o professora/professor se torna imprescindível na mediação da aprendizagem das crianças e contribuem para que a criança se torne ativa na construção de seu conhecimento.