Este trabalho propõe-se a traçar um diagnóstico atual da cantoria de repente na cidade de Campina Grande (PB), a partir da perspectiva do profissional do repente. Trata-se de um estudo de natureza qualiquantitativa, bibliográfica e documental, embasado nos autores Ayala (1988), Sobrinho (2009) e Nóbrega (2020). Como metodologia recorremos à análise de três entrevistas realizadas com repentistas de diferentes gerações, ocorridas nos meses de outubro e novembro de 2021. Os dados analisados partem do confronto de diferentes visões de repentistas acerca da importância da cidade de Campina Grande (PB) para a cantoria de repente, bem como a relevância das novas mídias enquanto impulsionadoras desse universo artístico. Ademais, analisamos de que forma e em que níveis esta arte pode impactar, enquanto processo inesgotável de possibilidades de letramento, na escola, inclusive buscando desconstruir preconceitos relacionados às culturas tradicionais de base oral, das quais a arte do repente faz parte, normalmente encaradas pelo cânone literário como de borda e, como tal, subliteratura. Assim, os dados apontaram que a cidade de Campina Grande (PB) apresenta inúmeros fatores (geográfico, cultural, político, econômico, etc.), que contribuíram para a sua consolidação como importante centro para a cantoria de repente. Além disso, duas deduções se tornaram basilares: a primeira, de que rádio foi e continua sendo um importante instrumento de divulgação da cantoria; e a segunda, que as novas mídias sociais surgem como um importante potencializador da arte do repente no Brasil.