A escola necessita ampliar os esforços no sentido de formar novos leitores – leitores literários, proficientes e críticos, capazes de ler os mais diversificados significados presentes nos textos, das mais diferentes esferas sociais. Nesse sentido, este artigo promoveu discussões e reflexões acerca da noção de texto/gênero atrelado (a) à leitura literária. E, por meio do letramento literário apresentou uma proposta que possibilitou aos alunos a percepção dos múltiplos significados presentes em um texto ficcional – o conto. O nosso corpus, constitui-se, portanto, do conto Pai contra Mãe de Machado de Assis. E, para embasar nossas reflexões e discussões, mobilizamos alguns pressupostos de autores que discutem a noção de texto nas aulas de língua portuguesa, literatura e leitura literária/letramento, a exemplo de Bakhtin, Antunes, Azeredo, BNCC, Candido, Pound, Cosson, Manguel. No que concerne à metodologia, optou-se por um viés da pesquisa qualitativa que norteou a visão interpretativista e a pesquisa-ação, tendo em vista que a proposta foi aplicada na sala de aula do 9º ano da Escola Monteiro Lobato, em Solânea/PB. Como resultado, observou-se na aula, a funcionalidade do letramento literário na construção de alunos capazes de perceberem o texto enquanto lugar das possibilidades: os alunos conseguiram ampliar os sentidos presentes no conto, ou seja, construíram novos significados, não previstos inicialmente, na leitura. Tal fato constitui-se enquanto elemento de reflexão e de crítica, em relação ao conto lido.