A Educomunicação é um meio alternativo de aprendizagem que vem ganhando cada vez mais espaço devido à multiplicidade de recursos postos à disposição dos estudantes brasileiros, sobretudo com o advento da internet, nos últimos anos. São variadas as mídias que divulgam o conhecimento científico, desde revistas especializadas, passando por documentários e, mais recentemente, as plataformas digitais. Diante disso, o respectivo trabalho foi realizado com o objetivo de mensurar as contribuições que os meios de comunicação de massa podem trazer para estudantes de ensino médio, no Recife, que pretendem prestar o ENEM para o acesso aos cursos superiores, no Brasil. Para tanto, optamos, metodologicamente, por uma pesquisa indutiva, empírico-exploratória, do tipo quantitativo, estudo de caso, em que, através da aplicação de questionários, pudéssemos demonstrar a utilização dos meios de comunicação de massa como veículos educativos. Também do ponto de vista metodológico, lançamos mão de uma pesquisa bibliográfica necessária para o referencial teórico da pesquisa, afim de esclarecer o nível de influência que a Educomunicação pode ter sobre o educando e o quão relevante ela pode ser como uma fonte de aprendizagem complementar (e não substituta) ao ensino tradicional da sala de aula. Os resultados da pesquisa evidenciam que os meios de comunicação de massa – MCMs – têm sido muito utilizados pelos estudantes alvo da pesquisa, nos seus processos de aprendizagem dos conteúdos referentes ao ENEM, desde as mídias impressas até os atuais recursos midiáticos digitais, reforçando a prática da Educomunicação na formação educacional dos discentes pesquisados.