Levando em consideração que as crianças estão integradas a uma sociedade letrada, acredita-se que as mesmas estão expostas à leitura e à escrita de maneira frequente. Nesse sentido, algumas pesquisas colaboram para uma discussão sobre como a Literatura Infantil contribui para as práticas de alfabetização e letramento durante a pandemia do Covid-19, especialmente no contexto do isolamento social. Soares (2000), Abramovich (1997) e Annie Rouxel (2013), tornam-se referências para essa discussão, que buscou responder a seguinte questão: diante da pandemia do Covid-19 e do isolamento social, qual foi a contribuição da Literatura Infantil no processo de alfabetização e letramento de crianças matriculadas no primeiro ano do Ensino Fundamental? Para conhecer as possíveis respostas a esse questionamento, utilizamos uma abordagem do tipo qualitativa e de caráter bibliográfico. Foram utilizadas as entrevistas (com perguntas do tipo abertas) com professores que trabalharam no ano de 2020 e 2021, atuando como docentes do primeiro ano do Ensino Fundamental em escolas públicas e privadas no município de Pitanga/PR. Percebeu-se que durante o período de pandemia do Covid-19, as escolas passaram a adotar estratégias diferentes para se manter conectados com os estudantes, medidas estas, que ocorreram por meio do espaço virtual, no modelo remoto. Emerge dos dados coletados, a constatação de que os professores alfabetizadores tiveram que selecionar obras literárias de grande interesse para as crianças, à medida que as liam e as experimentam como elementos da prática alfabetizadora. Percebeu-se que com a literatura, o docente deveria pensar em estratégias que pudessem proporcionar, mesmo remotamente, experiências para a construção da identidade das crianças com suas famílias e as novas percepções de mundo.