A alfabetização e o letramento são conceitos distintos e com suas próprias especificidades, devendo então ser trabalhados de forma concomitante. Porém, ocorre o equívoco da separação dos dois processos. Logo, a alfabetização deve ter início no 1° Ano do Ensino Fundamental e se consolidar até o último ano do Ciclo de Alfabetização, o 3° ano (Brasil, 2012). Porém, muitos educando saem do Ciclo de Alfabetização sem estarem com a Alfabetização consolidada. Desta maneira, o objetivo geral desta pesquisa é: analisar o processo de consolidação da alfabetização dos alunos do 3° ano de uma escola pública municipal de Fortaleza, tendo como objetivos específicos: descrever as estratégias pedagógicas usadas pela professora da turma; identificar se o ambiente escolar se trata de um ambiente alfabetizador e observar se a consolidação da alfabetização está se desenvolvendo em um contexto de letramento. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo e a entrevista como instrumento para a coleta de dados. Desenvolveu-se em uma escola pública municipal de Fortaleza – CE, localizada no bairro Bonsucesso. Desta forma, foi possível concluir, nesta pesquisa, alguns fatores que contribuem para que os educandos saiam do Ciclo de Alfabetização sem estarem com a alfabetização consolidada, e como a escola e o professor influencia neste fato.