Este artigo constitui recorte da pesquisa de conclusão de curso e tem como intuito traçar relações entre alfabetização, letramentos e seus pressupostos conceituais: Psicogênese da Língua Escrita e Consciência Fonológica a fim de problematizar estratégias alfabetizadoras no contexto escolar. Para tal, realizou-se uma revisão de literatura dos/as seguintes autores/as: Coutinho (2005); Ferreiro (2011); Ferreiro e Teberosky (1999); Morais (2010, 2012, 2019, 2020, 2021); Soares (2003, 2009, 2018, 2019, 2020a, 2020b); Soares e Batista (2005). A partir das reflexões levantadas no estudo, no cruzamento das fontes empíricas e bibliográficas, inferiu-se que devido a falta de atividades lúdicas, interação e a mediação do/da professor/a alfabetizador/a durante o ensino Ensino Remoto Emergencial (ERE) no período da pandemia (2020-2021) da COVID-19, houve prejuízo no processo de aprendizagem e consolidação do sistema de escrita alfabética (SEA) das crianças observadas.