Este trabalho relata uma experiência fruto de uma sequência didática aplicada no Cursinho Pré-Vestibular Solidário, da UFCG, realizada com vistas a analisar como se articulam processos de adjetivação nos aspectos linguísticos do gênero reportagem. Como o foco linguístico se desenvolveu acerca de construções adjetivas, o conhecimento a respeito da subordinação adjetiva também foi considerado. Dessa forma os conceitos construídos em relação à constituição das relativas, também foram apontados, seguindo as instruções relacionadas ao uso, em conformidade com aspectos sistêmico-funcionais, presentes no estudo de Duarte (2011), como por exemplo, o emprego da vírgula, de forma eficiente, bem como entendendo os seus processos de subjetividade e relações de sentido, presentes nas explicações, restrições e/ou nos apostos. Para endossar as reflexões teóricas abordadas, pautamo-nos em estudos que fundamentam, em relação ao ordenamento funcional, o uso de substantivos e adjetivos na construção do texto (PERINI, 2006; AZEREDO, 2010, 2011; TRAVAGLIA, 2004); termos da oração, coordenação e subordinação – na construção da argumentação (DUARTE, 2011; AZEREDO, 2010; FRANCHI,2006); reconhecimento de constituintes sintagmáticos (AZEREDO, 2010; PERINI, 2006); e por fim, como relacionar esses conhecimentos gramaticais em atividades de Análise linguística (BEZERRA & REINALDO, 2013: MENDONÇA, 2006; MATOS E SILVA, 2004). Avaliamos a estratégia teórico-metodológica, desenvolvida nas aulas, como válida e produtiva, uma vez que seu foco esteve na abordagem de categorias gramaticais articulada com os gêneros nos quais aparecem, sendo considerados, especificamente, os efeitos de sentido que o uso dessas categorias suscita no gênero em relevo.