No cenário atual muito se tem pesquisado sobre alfabetização e letramento, compreendendo que as crianças não precisam apenas decodificar os textos, mas compreender as mensagens dentro das diversas práticas sociais. Com a pandemia da COVID-19 as escolas foram fechadas para evitar a propagação do vírus e para não perder o vínculo com os estudantes, os professores tiveram que se adaptar ao novo contexto utilizando as tecnologias digitais. Nessa perspectiva o desafio se amplia para alfabetizar e letrar as crianças levando em consideração o letramento digital e suas contribuições para esse processo. A presente pesquisa intitulada Práticas de letramento digital: contribuições no processo de alfabetização das crianças tem como objetivo central compreender o que é letramento digital além de analisar as contribuições das práticas de letramento digital no processo de alfabetização das crianças. Essa pesquisa é de caráter qualitativo e teve como instrumentos a pesquisa bibliográfica e um questionário realizado com professores da escola pública municipal de Morada Nova - Ce alocados nas turmas de 1º ano do ensino fundamental. O acervo teórico utilizado foram: Soares (2020), Vygotsky (1989), Ferreiro e Teberosky (1995), Macedo (2022), Albuquerque (2007), Coscarelli e Ribeiro (2014) e Frade (2014) que versam sobre alfabetização, letramento, alfabetização digital e letramento digital. A análise dos dados empreendida possibilitou compreender que os professores não possuem conhecimentos ampliados sobre letramento digital dificultando dessa forma as contribuições das práticas de letramento digital no processo de alfabetização das crianças.